sexta-feira, 4 de abril de 2014

Curiosidades do Reino Animal

Mais antigos
Os animais passaram do mar à terra há 414 milhões de anos. Os primeiros animais terrestres do mundo incluem dois tipos de centípedes e uma pequena aranha encontrada entre restos de plantas.
 http://www.sobiologia.com.br/figuras/Curiosidades/animaisantigos.jpg

Mais barulhento
O mais barulhento dos animais terrestres é o bugio das Américas Central e do Sul. Os machos possuem uma estrutura óssea na parte superior da traquéia que permitem que o som reverbere. Seus gritos assustadores foram descritos como um misto de latido de cão e zurro de asno, ampliado mil vezes, seus gritos podem ser ouvidos a até 5 Km de distância.
 http://www.sobiologia.com.br/figuras/Curiosidades/bugio.jpg

Mais fortes
Em proporção ao seu tamanho, os animais mais fortes são os besouros gigantes, encontrados principalmente nos trópicos. Testes realizados com o besouro-rinoceronte demonstravam que pode suportar em seu dorso 850 vezes o próprio peso. Para efeito de comparação, um homem pode levantar (com um auxílio de suporte) apenas 17 vezes o próprio peso.
 http://www.sobiologia.com.br/figuras/Curiosidades/besouro.jpg


Mordida mais forte
Um tubarão pardo de 2 m de comprimento pode exercer uma força de 60 Kg entre suas mandíbulas, o equivalente a uma pressão de t/cm2 nas pontas dos dentes. Apesar de não terem medido as mordidas de tubarões maiores, como o tubarão branco, deve ser ainda mais forte.
http://www.sobiologia.com.br/figuras/Curiosidades/tubaraopardo.jpg

Olfato mais aguçado
O olfato mais aguçado existente natureza é o do macho da mariposa imperador que segundo experimentos feitos na Alemanha em 1961, pode detectar a substância sexual produzida pela fêmea virgem à distância de 11 Km, contra o vento. Os receptores localizados nas antenas do macho são tão sensíveis que são capazes de detectar uma única molécula de substância.
http://www.sobiologia.com.br/figuras/Curiosidades/mariposaimperador.jpg

Mais venenosos
Os pequenos e brilhantes sapos das Américas Central e do Sul secretam algumas das toxinas biológica mais mortais conhecidas. A espécie é tão perigosa que os cientistas precisam usar luvas grossas para manipulá-la, no caso de eles terem cortes ou arranhões em suas mãos.
http://www.sobiologia.com.br/figuras/Curiosidades/sapo.jpg


 Fonte:
http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Curiosidades/Curiosidades4.php

 



O que é desenvolvimento sustentável?



O que é desenvolvimento sustentável?
A definição mais aceita para desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual, sem comprometer a capacidade de atender as necessidades das futuras gerações. É o desenvolvimento que não esgota os recursos para o futuro.
Essa definição surgiu na Comissão Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pelas Nações Unidas para discutir e propor meios de harmonizar dois objetivos: o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental.

O que é preciso fazer para alcançar o desenvolvimento sustentável?
Para ser alcançado, o desenvolvimento sustentável depende de planejamento e do reconhecimento de que os recursos naturais são finitos.

Esse conceito representou uma nova forma de desenvolvimento econômico, que leva em conta o meio ambiente.

Muitas vezes, desenvolvimento é confundido com crescimento econômico, que depende do consumo crescente de energia e recursos naturais. Esse tipo de desenvolvimento tende a ser insustentável, pois leva ao esgotamento dos recursos naturais dos quais a humanidade depende.

Atividades econômicas podem ser encorajadas em detrimento da base de recursos naturais dos países. Desses recursos depende não só a existência humana e a diversidade biológica, como o próprio crescimento econômico.

O desenvolvimento sustentável sugere, de fato, qualidade em vez de quantidade, com a redução do uso de matérias-primas e produtos e o aumento da reutilização e da reciclagem.




http://www.wwf.org.br/natureza_brasileira/questoes_ambientais/desenvolvimento_sustentavel/


Desenvolvimento Sustentável


A doença da vaca louca realmente existe ?

    O nome real desta doença é a Encefalopatia Bovina Esponjiforme (BSE). Trata-se se uma doença crônica degenerativa provocam a degeneração sistema nervoso dos bovinos. O sistema nervoso fica tão afetado que o animal passa por desordens comportamentais e também sofre descontrole motor e incapacidade de se levantar. Os animais ficam com fortes alterações do estado mental, e por isso é dito que ficam “loucas”.

   A doença é causada por um príon (um agente infeccioso composto por proteínas alteradas), que é transmitida através da ração produzida ossos, vísceras de outros animais sem qualquer controle de qualidade. Quando o príon atinge o organismo do bovino as células nervosas tendem a morrer gradualmente e, com o tempo, o cérebro começa a apresentar uma consistência esponjosa. O grande problema, além de afetar a saúde dos bovinos, o ser humano pode desenvolver uma doença chamada “doença de Creutzfeldt-Jakob” caso consuma carne infectada. Assim como nos bovinos, o ser humano pode apresentar descontrole muscular (espasmos bruscos) e demência.

  Não existe tratamento para tal patologia, assim, é importante saber a procedência das carnes que consumimos. No Brasil, a doença da vaca louca está controlada, pois existe um método de prevenção, por meio de análise da ração animal utilizada na alimentação dos rebanhos. O uso de proteína animal na fabricação de ração para bovinos está proibido e o risco de desenvolver a doença é pequeno porque o rebanho brasileiro, em sua maioria, se alimenta de pastagens.

                   A doença da vaca louca causa desordens comportamentais,  descontrole motor e incapacidade de se levantar.
 

terça-feira, 1 de abril de 2014

Qual a melhor audição do reino animal?

http://www.sitedecuriosidades.com/im/g/0B23B.jpg 


Morcego
"Pteropus giganteus"
(subordem Megachiroptera,
família Pteropodidae).




Muitos animais se destacam quando o assunto é audição apurada, mas o número um nesse quesito, com certeza, é o morcego. Esse animal possui uma super audição para compensar as falhas que ele apresenta na visão no período noturno.

Durante a noite, quando precisam caçar e se locomover em ambientes escuros, os morcegos são capazes de detectar até mesmo a presença de um fio de apenas 0,5 milímetro de espessura em pleno vôo rasante. Isso acontece porque eles são dotados de uma audição biossonar.

Enquanto essa espécie pode ouvir em frequências acima de 80kHz, o ser humano é capaz de ouvir  20kHz apenas.

Os golfinhos também apresentam o mesmo tipo de audição e são os grandes destaques no fundo do mar, conseguindo identificar peixes pequenos a distâncias de até 200 metros.

A audição felina também é espetacular. As onças-pintadas, por exemplo, podem detectar sons acima dos 60.000 Hz, movendo suas orelhas em até 180° para detectar a direção de qualquer barulho.


http://www.sitedecuriosidades.com/curiosidade/qual-a-melhor-audicao-do-reino-animal.html